Banner cristiano-xavier
Imagem Cristiano Xavier

Biografia

Cristiano Xavier 

A ligação do fotógrafo com a natureza vem de longe: campos, matas e serras sempre foram seu abrigo, os ambientes onde pacificava os pensamentos. A sensação de bem-estar que vivia nas viagens e pescarias com os pais aos sítios e fazendas da infância, ao redor de Belo Horizonte, onde nasceu, perpetuou-se, já na vida adulta, no hábito arraigado de fazer trilhas e caminhadas nos finais de semana para contemplar a natureza e descansar das aflições e responsabilidades do dia a dia.

Apurando o olhar

A fotografia da natureza surgiu como hobby. Formado em odontologia, começa a levar a câmera que adquire para fotografar seus casos nas incursões a campos, praias e montanhas, no fim dos anos 1990. Na solidão e no silêncio desses passeios, descobre um campo fértil para sua criatividade. Mergulhando na pesquisa, aprende técnicas como o light painting – a arte de fotografar no escuro –, apura o olhar e experimenta variações com equipamento analógico, que anota e analisa minuciosamente.

Um fotógrafo premiado

Há 9 anos desenvolve expedições fotográficas pelo mundo (Canadá, Islândia, Noruega, Itália, Indonésia, Oriente Médio, Mongólia, Nepal, Butão, Irã, Argentina, Chile, Peru, Tanzânia, Namíbia e a caça aos tornados no meio oeste americano).
Tem no currículo 10 exposições individuais e 2 coletivas, com destaque para a mostra The Low Light Trees (2012), A Luz do Silêncio (2012) e Visões da Alma (2014). Primeiro lugar no concurso mundial International Landscape Photographer of the Year 2017 – Abstract Aerial Award. Primeiro lugar no Prêmio Fernando Pini (2018) na categoria livro de arte com o livro MAGNA, o mais conceituado em excelência gráfica da América Latina. Seu trabalho faz parte do acervo da Bibliothèque Nationale de France (BnF) e suas obras Fine Art com tiragens limitadas são apreciadas em galerias de São Paulo, Miami e Paris.

A paisagem como arte

Saiba mais sobre o trabalho de Cristiano Xavier e venda de prints fine-art navegando por seus ensaios fotográficos. 

Visite o site do autor