Biografia
ANDRÉA OLIVEIRA
Andréa Oliveira é escritora e jornalista. Maranhense de São Luís, tem publicados os livros Maria Firmina, a menina abolicionista (VentoLeste, 2022), biografia da autora do primeiro romance abolicionista da literatura brasileira para crianças e jovens; João, o menino cantador (Pitomba!, 2017), biografia do compositor João do Vale para o público infantil; Nome aos bois – tragédia e comédia no bumba-meu-boi do Maranhão (2003)e João do Vale, mais coragem do que homem (EDUFMA, 1998). Integra a coletânea São Luís em Palavras (Aquarela Brasileira, 2017). Coordena e apresenta o programa de entrevistas Palavra Acesa, cuja pauta é o livro e a leitura (@projetopalavraacesa).
“Conhecer Maria Firmina dos Reis e honrar o seu legado é dever de todas as pessoas nascidas no Brasil. Por isso escrevo para crianças e, como costumo dizer, para crianças de todas as idades, para que cresçam com referências reais sem perder de vista a fantasia que uma história como a dela pode despertar, inspirar, emprestar poder. E se estamos falando dela hoje – e é uma das autoras brasileiras mais estudadas – é porque sua obra tem poder” dia Andréa Oliveira.
“Quando eu tive a ideia de construir a coleção de biografias de mulheres maranhenses, o nome de Maria Firmina foi o primeiro da lista. Ela é a nossa grande pioneira nas principais lutas que ainda estão na pauta do tempo presente, pela liberdade para todos, contra o racismo e toda forma de opressão contra as mulheres”