Banner diogenes-moura
Imagem Diógenes Moura

Biografia

DIÓGENES MOURA

Diógenes Moura é escritor, curador de fotografia, roteirista e editor independente. Nasceu na Rua do Lima, em Recife, Pernambuco. Morou durante 17 anos em Salvador, na Bahia, onde fez parte da equipe que fundou a  TV Educativa da Bahia. Desde 1989, vive em São Paulo, no bairro dos Campos Elíseos.

Sobre fotografia

Foi curador de fotografia da Pinacoteca do Estado de São Paulo de 1993 e 2013, onde realizou mais de uma centena de exposições, publicações, reflexões sobre o diálogo entre fotografia e literatura, contribuindo para o acervo fotográfico do Museu ser reconhecido como um dos mais importantes da América Latina. Segue, como curador independente, fazendo projetos para importantes museus e instituições como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultua e o Museu da Fotografia, em Fortaleza, Museu Afro Brasil, em São Paulo, Itaú Cultural e Sesc.

Sobre literatura

Escreve desde os doze anos. Seu primeiro livro, Mingau de Almas ou O Traço Fixo da Loucura (1982), foi publicado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. Depois viriam Tire a Cadeira da Chuva (1986), Elásticos Chineses (1998), Drão de Roma – Dezembro Caiu (2006), Ficção Interrompida (Ateliê, 2010), premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e finalista do Jabuti de Literatura em 2011, Fulana Despedaçou o Verso (Terra Virgem, 2014), O Livro dos Monólogos – Recuperação para ouvir objetos (Vento Leste, 2018), semifinalista do Prêmio Oceanos de Literatura, O Antiacarajé Atômico – Dias Pandêmicos (Selo Exu de Dentro, Edição do Autor, 2020) e VAZÃO 10.8 – A última gota de morfina (Vento Leste, 2021)

"Maura partiu.
– Talvez porque eu a tenha conhecido, sinto sua presença, sempre atrás das palavras, que você escolhe tão bem. Como um cirurgião que não pode errar, mas que não pode também pensar muito nisso."

Pablo di Giulio

Conheça Vazão 10.8