Banner gabriel-chaim
Imagem Gabriel Chaim

Biografia

Gabriel Chaim (1981) é documentarista e fotógrafo brasileiro, dedicado a coberturas em áreas de conflito e crises humanitárias. Reconhecido com dois Emmy Awards, em 2018, foi laureado em sete edições no NY Film Festival, sendo três ouros – em 2016, 2017 e 2018. Seu trabalho recebeu outros prêmios de prestígio, como a medalha de ouro no Deutscher Fernsehpreis (2018), Overseas Press Club Awards (2018) Peabody Awards (2018 e 2020).

Colaborador regular de veículos renomados de comunicação como BBC, RTL, CNN, NBC, Spiegel TV e TV Globo (Brasil), Chaim ofereceu ao mundo perspectivas únicas e diferentes pontos de vista da guerra da Síria, a partir de 2013. Seu foco concentrou-se nos esforços de libertação do país tomado pelo Estado Islâmico, sob a ótica dos soldados curdos. Em Alepo, passou quase dois anos documentando a cidade sitiada contra o regime de Bashar al-Assad. Num trabalho inovador, incluiu a utilização de um drone para revelar a destruição da cidade de Kobani, a partir de uma perspectiva nunca antes vista numa zona de guerra. Em 2018 esteve no Iêmen, onde documentou durante dois meses a catástrofe humanitária em curso. Em 2019, capturou o fluxo de civis na Líbia e a situação dos refugiados presos em centros de detenção na capital, Trípoli. A documentação desses dramáticos eventos continuou em 2020, quando ele visitou Nagorno-Karabakh (Artsakh) do lado armênio, e produziu reportagens impactantes para a BBC, que se tornaram virais.

Chaim também cobriu a invasão russa na Ucrânia desde os primeiros dias, e mostrou o drama dos civis que perderam tudo em seu último documentário Shelter, Innocents under Fire, que ganhou medalha de prata no NY Film Festival em 2022. Entre seus filmes mais impactantes estão Syria on the Run (2014), Kobani Lives On (2015), Trenchers in the Desert (2016), Mossul, Margins of War (2017), Iemen, a Forgotten Country (2018), Allies (2019), e Shelter, Innocents under Fire (2022), e Blood Gold para a BBC (2021), cada um lançando luz sobre diferentes aspectos dos conflitos em todo o mundo. Seu trabalho também chamou a atenção da banda de rock irlandesa U2, com quem colaborou durante as turnês mundiais Innocence and Experience e Joshua Tree, utilizando imagens de drone da Síria e do Iraque, que adicionaram um elemento visual poderoso às performances da banda.

A busca incansável de Gabriel Chaim pela verdade e pela humanidade diante da adversidade deixou uma marca indelével no mundo do documentário, tornando-o uma voz respeitada e influente na reportagem de conflitos. Foi o primeiro jornalista brasileiro a ser recebido pelo presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky, encontro transmitido pela TV Globo em julho de 2023.

Em 2024 foi um dos 12 fotógrafos do mundo selecionados para o Global Focus Project, festival em Sharjah, nos Emirados Árabes, onde irá apresentar a série Amazon and the Gold of Hunger”.

Chaim construiu uma brilhante e corajosa carreira captando, em foto e vídeo, imagens dos principais conflitos dessa última década e crises humanitárias nos dois hemisférios. É um dos fotógrafos brasileiros mais premiados internacionalmente, um artista com obras nas principais coleções de arte do Brasil. Porque fotógrafos de guerra nos mostram o que muitos preferem ignorar – para que a verdade não seja mais uma vítima silenciosa.